Plano Nacional de Leitura
Livro recomendado no programa de português do 7º ano de escolaridade, destinado a leitura orientada na sala de aula - Grau de Dificuldade I.
Esta é a história de Zorbas, uma gato grande, preto e gordo. Um dia, uma formosa gaivota apanhada por uma maré negra de petróleo deixa ao cuidado dele, momentos antes de morrer, o ovo que acabara de pôr.
Zorbas, que é um gato de palavra, cumprirá as duas promessas que nesse momento dramático lhe é obrigado a fazer: não só criará a pequena gaivota, como também a ensinará a voar. Tudo isto com a ajuda dos seus amigos Secretário, Sabetudo, Barlavento e Colonello, dado que, como se verá, a tarefa não é fácil, sobretudo para um bando de gatos mais habituados a fazer frente à vida dura de um porto como o de Hamburgo do que a fazer de pais de uma cria de gaivota...
Com a graça de uma fábula e a força de uma parábola, Luis Sepúlveda oferece-nos neste seu livro já clássico uma mensagem de esperança de altíssimo valor literário e poético.
É sem dúvida uma história ternurenta sobre o valor da amizade. É o livro preferido do meu marido. Nunca o tinha lido, até que, vasculhando pelos poucos livros que tem, encontrei uma edição antiga da Asa (grupo Leya) deste livro, reeditado pela Porto Editora recentemente e com ilustrações fantásticas. É um livro pequeno e de fácil leitura e cheio de tesourinhos.
Deixo aqui a dica que existem edições mais em conta que a nova da Porto Editora, mas para quem gosta de um bom livro ilustrado, o novo da PE vale a pena.
Já agora, espreitem também a História de um gato e de um rato que se tornaram amigos, igualmente bem ilustrado, este pelo português Paulo Galindro, (não falo da história porque ainda não tive o prazer de ler, mas já o folheei)
Sobre Luís Sepúlveda
Sem comentários:
Enviar um comentário