Translate

quarta-feira, 31 de julho de 2013

O Livro do Ano de Afonso Cruz por Alfaguara/Objectiva


A capa - o cartão de visita:
Dizem que não devemos julgar um livro pela sua capa, mas quando o seu autor é também o ilustrador, só faz sentido que a capa seja apreciada tanto como o resto do livro. A capa é um cartão de visita, um "venha cá, sr leitor, espreite que cá dentro guardo um segredo, uma aventura, uma viagem, uma voz, verdades e mentiras, uma história que o irá fascinar". 
A capa dura, com uma ilustração linda e o contraste preto-branco torna o livro uma peça elegante e que fica fantástica na estante lá de casa (não me venham dizer que não é por isso que gostam de ter livros de papel, porque os olhos também comem, e neste caso, os meus olhos devoram e deliciam-se com esta beleza)

O diário - as estações:
O livro não é nada mais que um diário de uma menina perguntadeira, curiosa e que na sua inocência da idade consegue ver verdades que nós adultos não queremos ver. O diário passa com as estações e a cada dia a menina vai nos prendando com um pensamento, uma ideia, uma questão e até algumas respostas que vai obtendo do irmão, do pai, do avó. Umas ela não compreende muito bem, outras vai decifrando ou desmistificando. Como o coelho que não nasce de ovos mais sim de chapéus. 

É um livro romântico, doce, ternurento... Deixa a quem o lê um sorriso nos lábios e um calorzinho no coração. 

Deixei-me apaixonar pela menina do diário, partilhando com ela as suas dúvidas, o que a aflige e o que lhe dá esperanças. Também quero deitar água da Primavera no Outono, nem que seja uma água metafórica, que faça renascer e aquecer o espírito gelado que nos pesa os ombros neste ano de cortes e apertos do cinto. 

As ilustrações são fabulosas. Este livro faz-me acreditar que entramos numa nova fase na edição de livros, onde o albúm ilustrado não é apenas do domínio infantil, mas que tanto pode ser lido e disfrutado por uma criança de 8 como uma de 88 anos. 

O autor/ilustrador - Afonso Cruz:
Afonso Cruz é escritor, realizador de filmes de animação, ilustrador e músico. Um verdadeiro artista



Mais obras publicadas:

  • A Carne de Deus, Bertrand Editora (2008)
  • Enciclopédia da Estória Universal, Livros Quetzal (2009)
  • Os Livros que Devoraram o Meu Pai, Editorial Caminho (2010)
  • A Boneca de Kokoschka, Livros Quetzal (2010)
  • A Contradição Humana, Editorial Caminho (2010)
  • O Pintor Debaixo do Lava-Loiças, Editorial Caminho (2011)
  • Enciclopédia da Estória Universal - Recolha de Alexandria, Alfaguara (2012)
  • Jesus Cristo Bebia Cerveja, Alfaguara (2012)
  • Enciclopédia da Estória Universal - Arquivos de Dresner, Alfaguara (2013)




Recomendo a leitura! LEIAM!!! 5/5

Sem comentários:

Enviar um comentário